O funil de vendas é um modelo estratégico que busca desenhar a jornada de um cliente desde o primeiro contato com a marca, até a concretização de uma venda. De forma geral, ele é basicamente o processo desde sua chegada até o fechamento.
Estruturar um bom funil pode fazer toda a diferença na hora de criar conteúdo para a sua persona, garantindo assim que o consumidor passará por todas as etapas e, quando a abordagem mais direta chegar, ele estará pronto para recebe-la.
Dividido em três principais etapas, o funil de vendas ajuda na hora de determinar o nível de maturidade do cliente em relação a marca, evitando assim a ideia de “forçar” produtos para alguém que não está interessado.
Confira a seguir cada uma dessas partes do funil.
Topo do funil – O primeiro contato com a marca
Trabalhar corretamente conteúdos de topo de funil pode fazer toda a diferença para a sua marca. Afinal, é nessa etapa em que a atração de pessoas é realizada.
O topo do funil consiste em conteúdos gerais, gerar na sua persona dúvidas, sensação de necessidade, fazê-la perceber que existe um problema.
Nessa etapa, o objetivo do seu conteúdo é informar, oferecer mais materiais para a sua persona e, principalmente, cativar as pessoas que chegaram até você.
Meio do funil – A procura pela solução
No meio do funil, já temos um cliente um pouco mais quente. Nesse estágio, ele já conhece a sua marca e já sabe que tem um problema.
Agora que a sua persona já conhece a sua marca, chegou a hora de cativá-la, mostrando como é possível solucionar o seu problema. Mas atenção: vale lembrar que é importante não ficar jogando na sua persona que você está vendendo um produto. Utilize tons de ajuda, assim, de maneira sutil, ela vai começar a confiar em você e entender que a sua marca é a solução que ela precisa.
Fundo do funil – O momento de comprar
O fundo de funil é o momento final da jornada do seu cliente. Aqui, é quando é tomada a decisão de compra.
Depois de terem passado por todas as fases, a persona entende que você é a referência de mercado para ela, que ela pode confiar na sua solução. Então, nesse momento, você apresenta a solução e a convida para negociar.
Viu só? O funil de vendas é muito mais simples do que muitas pessoas pensam. Mas, o mais importante de tudo, é que ele pode direcionar o conteúdo e trazer resultados incríveis para o seu negócio.
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15 de abril de 2022