Você provavelmente já ouviu falar sobre Persona e sobre como defini-la pode ajudar muito na hora de criar conteúdo para o seu negócio. Mas você sabe como desenvolvê-la da maneira certa?
Antes que a sua empresa comece a comercializar um produto, há uma definição do público-alvo, que é o direcionamento correto para um comprador específico, geralmente definido pela idade, renda e etc. Mas, a persona vai além de apenas essas infos.
A persona é um personagem fictício, o espelho do seu cliente ideal. Na maioria das vezes, baseada em todas as características do seu comprador, muito além da idade, renda e gênero, por exemplo. Para a definição, é preciso levar em consideração as “dores”, motivações, histórico pessoal, desafios e metas.
Vamos usar como exemplo o Jorge:
24 anos
Administrador recém formado
Precisa de dicas para soluções digitais nas mídias sociais para alavancar seu capital, clientes da sua empresa
Precisa de algumas instruções para cuidar de seu dinheiro
A persona em questão, o Jorge, já teve suas preocupações, metas e motivações traçadas, e elas vão além de informação simples ou genéricas. Aqui, as dores da persona são claras. A partir dessa definição, por exemplo, nós sabemos que precisamos direcionar conteúdos para resolver as dores da persona, para que ela consiga atingir os próprios objetivos.
Mas cuidado: a sua persona não é apenas uma pessoa! Ela pode representar diversas pessoas com dores parecidas, que buscam soluções para problemas parecidos. Por isso, definir personas pode ser um grande divisor de águas na hora de criar seu conteúdo!
É muito importante levar em consideração também que você pode utilizar mais de uma persona, garantindo assim uma quantidade de conteúdo razoável para atingir diferentes pessoas.
Definir a sua persona pode ser um processo muito simples, mas que exige um estudo do seu cliente! Siga essas dicas e crie uma persona ideal.
Escreva-se na nossa Newsletter e receba conteúdos que podem ajudar muito a sua empresa. Siga-nos também nas redes sociais!