MENU
Novidades do WhatsApp trazem integração para anúncios

Novidades do WhatsApp trazem integração para anúncios

O WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais utilizados mundialmente, lançou no começo do ano a sua versão para empresários, o WhatsApp Business. De lá pra cá, várias novas funcionalidades foram implementadas, e a última novidade é a possibilidade do uso de APIs. Mas se você não faz ideia do que essas quatro letrinhas significam, não precisa se desesperar! Reunimos algumas informações para que você entenda um pouco melhor como essa nova funcionalidade pode ajudar no crescimento da sua empresa.

 

O que são APIs?

Em primeiro lugar é preciso entender o que são exatamente os APIs. A sigla significa Application Programming Interface, que em uma tradução livre seria algo como “interface de programação de aplicativos”. Através de um API é possível tornar alguns processos mais fáceis. O mais importante deles, principalmente no caso do Whatsapp Business, seria a possibilidade de colocar botões de conversa em locais como o site da empresa ou em um anúncio do Facebook. Outra possibilidade que o API traz é o fácil acesso a alguns tipos de informações importantes para empresas como, por exemplo, o acompanhamento de um pedido feito em uma loja online.
 

O que muda com o API liberado?
 

1. Facilidade de comunicação com o cliente

Como já dissemos, alguns processos tornam-se mais fáceis com o uso da ferramenta. Por meio da implementação do API, é possível que uma empresa que usa o WhatsApp Business possa enviar alertas para o cliente quando, por exemplo, um pedido for enviado para a transportadora. No caso de uma empresa que vende ingressos, seria possível enviar um lembrete ao cliente de que o evento acontecerá naquele dia e horário. Essas novas possibilidades de comunicação melhoram a experiência do cliente e o relacionamento dele com a empresa.

Mas vale lembrar que essas mensagens só podem ser enviadas se quem começou a conversa foi o próprio cliente. Deste modo, o WhatsApp Business evita que empresas possam utilizar o serviço para enviar spams ou ficar incomodando o cliente com mensagens indesejadas. O aplicativo também deixa bem claro que um cliente pode bloquear uma empresa que esteja sendo inconveniente com um simples clique.

 

2. Integração com novos clientes

No que diz respeito a novos clientes, o API aberto traz uma possibilidade ainda mais interessante. Agora é possível colocar em seu anúncio do Facebook, por exemplo, um botão que direciona automaticamente para um chat com a empresa no WhatsApp. Imagine que um potencial cliente está navegando no Facebook quando se depara com o anúncio da sua empresa. Se você usar o API para colocar um botão de direcionamento, esse cliente pode iniciar uma conversa com a sua empresa na mesma hora!

Ou seja, a principal mudança que o API traz para o WhatsApp é a facilidade do cliente em entrar em contato com as empresas.

 

Apesar de ser uma mudança interessante, vale lembrar que a nova funcionalidade pode vir com alguns custos. O WhatsApp deixa bem claro que as empresas têm até 24 horas para responder aos clientes sem pagar taxas. Além disso, é proibido mandar mensagens de cunho promocional através da nova função.

Se a sua empresa quer se candidatar para o uso do API, é só seguir os passos acessando o link.

Se você procura por uma agência que entenda tudo de marketing e que consiga auxiliar sua empresa em todos os processos de marketing dentro e fora da internet, não deixe de entrar em contato com a Sexto Andar. Estamos sempre alinhados com as novidades do mercado e prontos para montar uma estratégia personalizada para cada um de nossos clientes. Entre em contato para um marcarmos um bate-papo sem compromisso e descobrir como podemos te ajudar