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Marketing de influência: muito além dos seguidores

Marketing de influência: muito além dos seguidores

Contratar pessoas que tenham muito seguidores para fazer propaganda de uma determinada marca ou produto é uma tendência crescente do marketing digital. Os influenciadores digitais ou criadores de conteúdo são cada vez mais procurados por empresas que querem ver seu nome atrelado a alguém que tenha muita influência para um determinado público.

Essa estratégia tem nome e se chama “marketing de influência”. Apesar de ser uma saída promissora para quem quer divulgar seu produto ou serviço, quem deseja apostar nesta estratégia deve tomar alguns cuidados. Reunimos aqui algumas informações que podem te ajudar a usar o marketing de influência de maneira inteligente.

 

O que é o marketing de influência?

Como o próprio nome sugere, o marketing de influência consiste em contratar alguém que tenha um grande alcance em uma (ou mais) rede social e, consequentemente, um grande poder em influenciar o seu público, para recomendar um determinado produto ou serviço.

O trabalho começa a partir do contato da agência de marketing que representa a marca com a assessoria, ou diretamente com influenciador. Após o primeiro o contato, a agência propõe uma estratégia que pode ser fazer uma publicação em uma rede social como o Instagram recomendando o produto; um vídeo patrocinado no YouTube mostrando um determinado serviço; ou até mesmo uma sequência de Instagram Stories explicando porque aquele produto é interessante.

Se bem utilizado, o marketing de influência pode render muitos frutos. Até porque, os criadores de conteúdo de fato têm a capacidade de convencer seus seguidores a realizar uma compra ou utilizar um serviço. Porém, é muito importante que a agência responsável pelo projeto tome cuidado com alguns fatores para não acabar fazendo de uma estratégia promissora um grande desastre.

 

Nem só seguidores vive um influenciador

A grande questão quando se fala em marketing de influência é entender muito bem quem é e como se comporta a persona da sua marca e também do produtor de conteúdo. A sua estratégia só será bem-sucedida se houve confluência entre estes dois públicos: o da sua marca e o do influenciador.

Há quem pense que para o marketing de influência funcionar é só contratar um influenciador com muitos seguidores, pedir para ele fazer um post ou um vídeo sobre a sua marca e pronto, sucesso garantido. Mas não é bem assim que funciona. Contratar um influenciador de vida saudável para fazer propaganda de uma rede de fast-food, por exemplo, não parece uma estratégia acertada.

Por mais que um criador de conteúdo tenha seguidores, se o seu produto não estiver alinhado ao conteúdo daquela pessoa, a campanha pode ser tornar uma propaganda negativa para a sua marca. Por isso, antes de contratar alguém para ser parceiro do seu produto ou serviço, pesquise bem.

O engajamento é mais um ponto de atenção na hora de fechar parcerias. Infelizmente, a compra de seguidores tornou-se prática comum. Mas isso não significa que não seja possível detectar fraudes. A taxa de engajamento é uma boa maneira de descobrir quantos daqueles seguidores estão realmente visualizando e engajando com o conteúdo produzido.

Outro fator importante a se levar em consideração é o briefing. Antes de colocar uma campanha no ar, pense muito bem no que você espera com aquela estratégia, e explique ponto a ponto do que você espera da parceria. Ao deixar tudo acordado, as chances de você ter alguma surpresa vendo algo que não aprovou indo ao ar diminuem bastante.

 

Conte com a ajuda de quem entende

Para evitar surpresas, o melhor a se fazer antes de apostar no marketing de influência é contratar uma agência que entenda de marketing digital. Agências geralmente tem contato mais próximo com criadores de conteúdo e saberão exatamente quem contratar e como fazer com que a campanha de fato dê resultados para a sua marca.

Assim, você evita surpresas desagradáveis como, por exemplo, contratar um influenciador que não dê o destaque devido à sua marca, ou que não use a estratégia correta para divulgá-la. A parceria assessorada por uma boa agência é um modo de garantir que o marketing de influência vai gerar bons frutos.

Se você está procurando uma boa agência de marketing, não deixe de entrar em contato com a Sexto Andar. Elaboramos estratégias personalizadas para cada um de nossos clientes e, com certeza, trabalharemos com a sua marca da melhor maneira possível.