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Jornada de compras: será que você conhece a sua?

Jornada de compras: será que você conhece a sua?

Vender mais é um desejo comum a todo empreendedor. Mas, sabemos que para atrair compradores é preciso criar estratégias eficientes para chamar a atenção de potenciais clientes. Antigamente, a maioria das empresas acreditava que para atrair compradores bastava ser o mais incisivo possível. Quanto mais a sua marca aparecesse através de publicidades, mais ela venderia. Com os anos, o marketing foi se aprimorando e, especialmente com a chegada do inbound marketing, chegou-se à conclusão que, para vender mais, é necessário encontrar compradores que verdadeiramente se interessam e precisem daquele determinado produto. A esse processo de encontrar o consumidor interessado damos o nome de jornada de compras.

 

Jornada de compras: o que é?

A Jornada de Compra — ou Buyer Journey, em inglês — é um modelo utilizado para que possamos entender em que etapa do processo de compra o cliente se encontra. O estágio no qual o potencial cliente está pode ser identificado através da análise das palavras-chave pesquisadas, entre outras ações como curtidas e comentários em redes sociais, abertura e cliques em campanhas de e-mail marketing, entre outros. Ou seja, a partir do momento que você entende o que aquela pessoa está consumindo na internet, consegue entender o conteúdo que ela busca e entregá-lo de maneira eficiente. A jornada de compras serve para que as suas equipes de marketing e comercial consigam oferecer ao potencial cliente exatamente aquilo que ele está buscando.

 

Estágios da jornada de compras

A jornada de compras é dividida em quatro estágios principais. Explicamos brevemente as características de cada etapa para que você consiga identificar com precisão quando o momento chegar.

 

Aprendizado e descoberta: Nesta etapa, seu potencial comprador ainda não tomou consciência de que tem um problema ou ele percebe que tem algo errado, mas não sabe exatamente que aquilo pode ser um problema. Aqui, o trabalho da sua empresa é despertar o interesse desse potencial comprador pelo produto ao mesmo tempo que faz ele perceber que seu problema tem resolução, o que vai encaminhá-lo para a próxima etapa do funil de vendas.

 

Reconhecimento do problema: Agora, o possível comprador, convertido em lead, já leu um pouco mais e entendeu que tem um problema a ser resolvido. Aqui, o trabalho da sua empresa é “gerar” uma necessidade no potencial cliente. Ou seja, educá-lo sobre as particularidades de seu problema e convencê-lo de que precisa de uma maneira para resolvê-lo.

Agora a sua empresa precisa mostrar soluções interessantes para que o problema desse potencial comprador seja resolvido. Aqui vale e-books sobre o assunto, posts um pouco mais específicos, vídeos curtos, entre outros.

 

Consideração da solução: Quando chega nesta fase, o lead já pesquisou mais e está pensando em uma solução para o seu problema. Agora, o trabalho da sua empresa é se mostrar a solução ideal e mais eficiente para resolver a questão.

Aqui, é preciso mostrar as vantagens que o potencial comprador teria se optasse por escolher o seu produto ou serviço.

 

Decisão de compra: Enfim, seu potencial comprador já está decidido em investir em uma solução, e só falta a ele optar pela melhor alternativa.

É a hora da sua empresa mostrar que é a melhor escolha para o cliente. Nesse momento, você já deve ser mais direto. Oferecer um teste grátis ou apostar em um post direto, mostrando as vantagens do seu produto pode fazer com que o lead se torne um cliente de fato, realizando a compra.

 

Como implementar?

A jornada de compras é um conceito relativamente simples, mas implementá-la pode ser um desafio um pouco complexo. É preciso entender exatamente como monitorar esses potenciais clientes e como chegar até eles de maneira eficiente. Além disso, é importante integrar a jornada de compra com as etapas do funil de vendas. Para garantir que tudo será feito da maneira correta, é importante contar a ajuda de uma agência de marketing digital que saberá exatamente como agir em cada etapa do processo e criará estratégias específicas para a sua empresa e para as necessidades do seu negócio.

 

Se você está procurando uma agência que entenda tudo sobre estratégias de marketing digital, não deixe de entrar em contato com a Sexto Andar. Temos um time de profissionais capacitados para entender as necessidades do seu negócio e criar a melhor estratégia.

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