MENU
F8: conheça as novidades do Facebook para 2018

F8: conheça as novidades do Facebook para 2018

Se você trabalha com marketing, ou apenas se interessa bastante pelo universo das redes sociais, você provavelmente já ouviu falar da F8. O evento é organizado pelo Facebook anualmente na Califórnia e busca apresentar as mudanças e novas funcionalidades da rede social para empresários e desenvolvedores. O F8 deste ano foi realizado no começo do mês e, como não podia deixar de ser, trouxe discursos pautados na importância da privacidade do usuário, depois da recente polêmica envolvendo a Cambrige Analytica.

Durante o evento, Mark Zuckerberg apresentou algumas novas funcionalidades que serão implementadas ainda este ano e nós reunimos neste texto as principais novidades. Confira:

1. Chamadas em grupo

Uma das novidades apresentadas na F8 foram as chamadas em grupo. A exemplo do que já acontece em outros aplicativos como o Facebook Messenger e o WhatsApp, em breve será possível fazer chamadas de vídeo também pela rede social. Será possível incluir até quatro pessoas em cada chamada e o usuário poderá continuar utilizando o aplicativo para outras funções enquanto conversa. A funcionalidade das chamadas em grupo também será implementada no WhatsApp que permitirá chamadas com até quatro pessoas ao mesmo tempo.

2. Melhoria nos anúncios

Uma das funcionalidades mais importantes do Facebook, os anúncios, também sofrerão algumas modificações. Será lançada uma ferramenta chamada Journey, que poderá agregar informações de vários canais diferentes. Por meio dela, será possível entender, por exemplo, se o seu cliente costuma pesquisar o produto no celular antes de optar por fechar a compra via computador. Também foi criado um aplicativo do Facebook Analytics para celulares que já está disponível para download na Google Play e na Apple Store. Durante a apresentação dessas novas funcionalidades dos anúncios, o Facebook deixou bem claro que respeitará a privacidade dos usuários.

3. “Tinder” do Facebook

A rede social também anunciou o lançamento de uma ferramenta chamada Dating. Muito parecida com o Tinder, através da qual será possível se conectar com outros usuários solteiros que também estiverem usando o aplicativo na sua região. Para utilizar essa funcionalidade você precisa criar um perfil de namoro e, a partir daí, começa a conhecer pessoas. A ferramenta irá sugerir possíveis “matches” de acordo com interesses e gostos comuns. Mas quem preza pela discrição pode ficar tranquilo, sua atividade no Dating não aparecerá publicamente para os seus amigos na rede social.

4. Realidade Aumentada

O Facebook também vai lançar óculos de realidade virtual chamado Oculus Go, que irá funcionar sem a necessidade de estar conectado ao celular ou ao computador. A tecnologia é bastante parecida com a do já existente Samsung VR, e suporta jogos em realidade virtual e aplicativos. Com os óculos, será possível jogar jogos de tabuleiro, assistir a filmes, entre outras funções. Através do Messenger será possível testar e interagir com produtos de uma determinada marca. O Oculus Go já está à venda através do site oculus.com e custa U$199.

5. Limpeza do histórico

Recentemente o Facebook se viu em meio a várias polêmicas sobre privacidade, em razão da utilização dos dados dos usuários pela empresa. Por isso, em breve o usuário terá a possibilidade de apagar seu histórico dentro da rede social. Através de uma ferramenta chamada Clear History será possível escolher desligar a opção do Facebook salvar seus dados. Vale lembrar que, atualmente, a rede social mantém informações como dados de navegação e reações salvos para mostrar informações direcionadas no feed de notícias, como anúncios, por exemplo. Com essa nova funcionalidade é possível apagar o que o Facebook tem armazenado a seu respeito.

 

Vale lembrar que nem todas essas funcionalidades já estão ativas. A maioria delas será implementada ao longo do ano e, por isso, é bom ficar atento às novidades principalmente se você for empresário ou desenvolvedor.

Se você procura uma empresa que entenda tudo de estratégias de marketing e redes sociais, entre em contato com a Agência Sexto Andar. Temos um time de profissionais pronto para ajudar você e a sua empresa identificando suas necessidades e apontando as melhores soluções.

Entre em contato para receber um orçamento sem compromisso.