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CRM: o que é e como ele vai ajudar seu negócio

CRM: o que é e como ele vai ajudar seu negócio

Você já ouvir falar em CRM? A sigla para Costumer Relationship Manager ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente está relacionada a uma série de estratégias que uma empresa deve utilizar para gerenciar e analisar com clareza as interações entre o negócio e seus clientes. Com um CRM atualizado é possível não só entender como seu cliente se comporta, mas também antecipar seus desejos e suas necessidades, fazendo com que a etapa de venda tenha muito mais sucesso. Se a sua empresa ainda não usa uma ferramenta de CRM ou acha irrelevante investir nisso, reunimos aqui algumas informações que vão te fazer reconsiderar.

 

O que é CRM?

Muita gente associa o termo instantaneamente com as ferramentas de CRM. Claro que esse tipo de ferramenta ajuda na gestão de relacionamento com o cliente, mas o CRM não se limita apenas ao uso dessas ferramentas. A Gestão de Relacionamento com o cliente engloba uma série de tecnologias e estratégias que uma determinada empresa pode usar para administrar e analisar as suas interações com seus clientes e potenciais clientes. Os softwares de gestão presentes no mercado ajudam muito nesse processo, mas para que o CRM dê resultado, além de utilizar bons programas, é preciso criar uma estratégia que leve em conta todas as etapas da jornada de compra de seus clientes.

 

Como o CRM pode me ajudar?

Uma boa ferramenta de CRM pode te ajudar bastante. Isso porque, através desses softwares fica mais fácil reunir em um só lugar e de maneira mais prática uma base de dados sobre seus clientes.  Para além disso, é importante entender que o CRM é especialmente importante quando você implementa em sua empresa uma estratégia de funil de vendas. Todas as etapas devem ser pensadas cuidadosamente para garantir que o seu setor comercial tenha oportunidades reais para converter a venda.

E é justamente na etapa de Decisão de Compra que o CRM entra em jogo, garantindo que você mantenha um contato efetivo com o cliente, dando os retornos necessários até o fechamento. Várias empresas acabam perdendo vendas por não ter uma base de dados sólida e bem organizada sobre o seu público e, assim, todo o trabalho feito pela equipe de marketing de levantar as oportunidades de venda acaba se perdendo.

 

Como funciona o CRM?

Vamos usar ainda o exemplo da jornada de compra. Imagine que a sua equipe de marketing, ou a agência que você contratou fez tudo certo nas outras etapas e agora você conseguiu várias oportunidades de venda. Ou seja, você tem vários clientes interessados em adquirir o seu produto ou serviço. Nessa etapa, a nossa intenção é que o cliente conclua a compra. Mas se o seu processo de venda for confuso ou se você não conseguir entrar em contato com o cliente da maneira correta, todo o progresso pode acabar caindo por terra.

Com uma boa ferramenta de CRM, você tem uma base de dados centralizada e atualizada sobre todos os seus clientes e esses dados podem ser acessados por toda a sua equipe de vendas. A partir daí fica muito mais fácil saber com quais clientes você precisa entrar em contato; quais clientes querem mais informações sobre aspectos técnicos; quais clientes você ficou de entrar em contato mais tarde para falar sobre um produto que estava esgotado, entre várias outras informações que podem te ajudar e muito na hora de fechar uma venda.

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