MENU
Como usar o período de festas para fidelizar seus clientes

Como usar o período de festas para fidelizar seus clientes

O fim de ano já está aí e esse, além de ser um ótimo período para as vendas do varejo, também é uma ótima oportunidade para quem quer fidelizar clientes. Você sabia que o período das festas pode ser utilizado como estratégia para que você consiga não só chamar a atenção de mais pessoas para o seu negócio, como também fazer com que elas se tornem clientes fiéis e promotoras dos seus produtos e serviços? Brindes, cartões de felicitação, cupons de desconto e outras ações podem ser um modo de fazer com que seus clientes enxerguem em sua empresa uma preocupação genuína com eles.

 

Ofereça vantagens e descontos

Um bom modo de fidelizar clientes é oferecer vantagens. E nem estamos falando aqui de vantagens grandiosas, como sorteios de celulares ou viagens. Claro que, se o seu negócio tiver condições de promover uma ação como essas, pode ser interessante, mas não é necessário gastar muito para deixar seus clientes satisfeitos. Você pode oferecer brindes em compras acima de determinado valor, um cupom de desconto personalizado para aqueles clientes que compraram durante o ano todo com você, enviar um brinde personalizado junto com a compra de fim de ano, oferecer embalagens pensadas para a época, frete grátis, entre outras vantagens que deixam os clientes felizes e mostram que você se preocupa com o seu público.

 

Presenteie seu cliente

Ainda existem muitos empresários que acham que presentear o cliente é um investimento sem retorno. A verdade é que presentes inesperados deixam qualquer um feliz e clientes costumam valorizar muito esse tipo de ação. Um exemplo é o que aconteceu em uma empresa americana chamada RJMetrics. A empresa fez uma ação em que oferecia cupcakes de graça à alguns clientes que respondessem a uma pesquisa rápida. Estes clientes de fato receberam uma dúzia de cupcakes em suas casas depois de responder ao questionário. O resultado disso, além de clientes satisfeitos, foi uma grande propaganda para a empresa e uma prospecção detalhada dos clientes e suas necessidades.

Como a RJMetrics trabalha em um esquema B2B, ou seja, oferece serviços para outras empresas, quando os cupcakes chegaram eles foram distribuídos entre os funcionários, que tiraram fotos e compartilharam nas redes sociais a satisfação de estar ganhando um mimo gostoso e inesperado. No fim, essa ação acabou custando muito pouco, mas gerando muito resultado: o que a empresa lucrou com a publicidade espontânea e a chegada de novos clientes gerou uma receita muito superior aos 50 dólares investidos em cupcakes.

O que queremos mostrar com essa história é que, na maioria das vezes, você nem precisa investir uma parcela grande do seu orçamento em uma campanha para presentear os seus clientes. Porém, enviar a eles algo inesperado e que os agrade pode gerar um resultado muito interessante. Pessoas felizes com o que receberam querem naturalmente mostrar o que ganharam e, com isso, sua empresa acaba ganhando publicidade gratuita. Além disso, um cliente que se sente importante e querido por uma determinada marca, tende a se tornar um cliente fiel.

 

Mostre que você se importa

No final das contas, o que vale aqui é mostrar que a sua empresa se importa com os seus clientes. Por isso, não custa nada aproveitar o fim do ano para mandar um cartão de agradecimento, um brinde, um desconto para ser usado no próximo ano, entre outras coisas que farão com o que o seu cliente se sinta importante. Tão essencial quanto conseguir novos clientes é fazer com que seus clientes antigos permaneçam seus parceiros. Afinal são eles que serão os promotores dos seus serviços, elogiando o atendimento, o cuidado e o trabalho da sua empresa. Festas de fim de ano são ótimas épocas para valorizar o seu cliente e fazer com que ele se torne um verdadeiro promotor da sua marca.

 

Se você quer começar o próximo ano ao lado de uma agência que pode te ajudar a montar as melhores estratégias de prospecção e fidelização, você não pode deixar de conhecer a Sexto Andar. Aqui tratamos cada cliente nosso como único e temos estratégias personalizadas para o seu negócio. Entre em contato e vamos tomar um café!