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A importância do planejamento de conteúdo para as redes sociais

A importância do planejamento de conteúdo para as redes sociais

Quem cuida do próprio negócio sabe que as redes sociais são um dos canais de comunicação mais importantes atualmente. Estar presente de forma inteligente em cada uma delas é um modo de prospectar novos clientes e criar uma relação de proximidade e confiança com clientes antigos.

Mas para que você e a sua empresa consigam se comunicar de maneira adequada nas redes sociais, é importante entender que cada plataforma pede uma linguagem específica e um planejamento estratégico voltado para aquele ambiente. Para que você entenda um pouco mais sobre isso, reunimos aqui algumas informações sobre como planejar conteúdo para cada rede social:

 

Redes sociais diferentes, planejamentos diferentes

Em primeiro lugar é preciso estar atento ao básico: redes sociais diferentes devem ser usadas de maneiras diferentes e, por isso, cada mídia precisa do seu conteúdo e do seu planejamento específico. Replicar a mesma postagem em diferentes redes sociais, não só pode prejudicar sua estratégia de marketing, como também pode diminuir bastante sua credibilidade com clientes e parceiros. Sendo assim, entenda como criar conteúdo de qualidade utilizando as potencialidades de cada mídia social:

 

Facebook

O Facebook ainda é a rede social mais utilizada no mundo e, por isso, estar presente de maneira inteligente dentro dessa plataforma é certamente uma boa maneira de estar conectado com seus clientes e ainda fazer com que mais pessoas conheçam o seu negócio. Criar conteúdo para o Facebook não é exatamente difícil, mas é importante utilizar todas as potencialidades da rede social que permite o uso de fotos, vídeos, enquetes, e até mesmo lives – as transmissões ao vivo.

Vale lembrar que engajamento no Facebook é muito importante, então não se esqueça de produzir um conteúdo que incentive seus clientes a interagir com as postagens. Convide-os a comentar e fomentar discussões nos seus posts, utilize a ferramenta de vídeo com inteligência e, quando possível, utilize o recurso de lives. Convidar uma autoridade na sua área de atuação para um bate-papo com os seus clientes pode ser um bom modo de demonstrar autoridade dentro do seu segmento e ainda atrair novos clientes.

 

Linkedin

O Linkedin é uma rede social voltada para o networking profissional e por isso pode parecer ter menos possibilidades de interação, mas isso não significa que não seja possível usá-la com inteligência para criar uma relação mais próxima com clientes e futuros clientes. É claro que uma rede como o Linkedin exige uma postura muito mais sóbria do que Facebook e Instagram, por exemplo, mas é possível tirar proveito dessa mídia social se engajando em postagens sobre negócios, fomentando discussões sobre novidades na sua área e até mesmo usando a rede para divulgar posts do blog da sua empresa ou guest posts. Vale lembrar que, por seu caráter profissional, o Linkedin acaba sendo uma fonte muito mais assertiva de leads para negócios B2B, por exemplo.

 

Instagram

O Instagram é a rede social do momento e, por isso, a sua empresa não pode estar fora dela. Para atrair a atenção dos seus clientes, crie postagens visualmente interessantes, use o recurso das hashtags com inteligência e não deixe de explorar o stories. Sabendo usar bem esse novo recurso, você pode criar conteúdo em vídeo de qualidade e ainda incentivar a interação entre seus clientes e o seu negócio.

Além disso, sabendo utilizar bem ferramentas como a live e o recente IGTV, sua empresa pode sair na frente da concorrência se tornando uma autoridade dentro da rede social. Vale também incentivar a interação de seus seguidores com as suas portagens, para aumentar o engajamento, e no caso de venda de produtos, explorar o recurso específico para as lojas na rede social.

 

Twitter

O Twitter é uma rede social mais antiga, mas nem por isso menos utilizada. Para estar bem posicionado dentro deste canal, é preciso estar atento aos assuntos mais comentados e a linguagem a qual seu público está acostumado dentro daquele ambiente. É interessante saber usar bem o recurso das hashtags, bem como fotos e gifs animados. Se a sua empresa for voltada para um público mais jovem, aproveitar do assunto que está em alta naquele dia pode ser uma boa estratégia, desde que você saiba se comunicar da maneira correta.

Vale lembrar que o que conta no Twitter é o entrelaçamento do conteúdo produzido entre as marcas e as pessoas. Esteja atento ao que os clientes estão falando sobre a sua empresa na rede social e tenha alguém para respondê-los prontamente e de maneira eficiente

 

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