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A importância do alinhamento entre comercial e marketing

A importância do alinhamento entre comercial e marketing

Trabalhar com vendas é uma tarefa cheia de desafios e que exige muito comprometimento. Independentemente da área em que você trabalhe dentro da empresa ou em uma agência de marketing, é preciso estar atento a todas as necessidades do cliente e saber se comunicar com os outros setores. De nada adianta fazer bem o seu trabalho se ele não estiver integrado e alinhado com as estratégias da empresa como um todo.

Se pensarmos em um funil de vendas, por exemplo, a área de marketing consegue trabalhar sozinha até o momento em que gera oportunidades de venda. É aí que entra em cena o setor comercial, que deve concluir a venda certificando-se que o cliente tenha uma boa experiência de compra. O método do funil de vendas nos mostra que, se essas duas áreas não trabalharem em conjunto, toda a estratégia montada pode ir por água abaixo. Por isso é importantíssimo que o comercial e o marketing se mantenham alinhados.

 

Trabalhando em equipe

O dia a dia dentro de uma agência de marketing é corrido e muitas vezes o trabalho tem que ser feito rápido para não estourar prazos. Mesmo assim, é muito importante trabalhar em próximo ao departamento de vendas para construir valor para a marca atendida. É trabalho da área de marketing alimentar o topo, mas de nada vai adiantar prospectar clientes se as oportunidades não forem convertidas em venda no final da jornada.

Do mesmo modo, o setor comercial pode ser supercompetente e vender muito bem, mas isso não vai ser de muita ajuda se os clientes certos não chegarem até a etapa em que de fato querem comprar o produto. Por isso, o trabalho em equipe é essencial. Por mais que o dia a dia seja agitado, é essencial que o marketing e o comercial estejam se comunicando para conseguir alinhar as estratégias e expectativas de modo a atender a marca da melhor maneira possível.

Por isso, se você tem uma empresa, é sempre bom deixar claro que suas equipes de marketing e vendas tem que estar alinhadas.

 

Defina as funções

Trabalhar em conjunto é essencial, mas também é preciso que cada equipe saiba quais são exatamente as suas obrigações. Afinal, não é interessante que um setor da sua empresa acabe passando por cima do outro. Por isso, é importante que se faça uma reunião com os dois setores antes de definir qual será a estratégia de uma determinada campanha ou projeto. Assim, as duas áreas podem expor suas necessidades, dificuldades e objetivos e, a partir daí, estruturar quais serão as metas e as obrigações de cada um.

 

Troque experiências e percepções

Com certeza o setor de marketing tem muito a agregar ao comercial e vice-versa. Por isso, a troca de experiências é sempre importante. É interessante que as equipes conversem e troquem impressões sobre o projeto, sobre o cliente e sobre os hábitos de compra da buyer persona para que as estratégias consigam ficar cada vez mais precisas.

A troca de experiências também é interessante para evitar que erros se repitam. Se o setor de vendas percebeu que algo na estratégia de marketing evitou que os clientes chegassem interessados à última etapa da jornada de compras, por exemplo, esse feedback deve ser repassado para que os devidos ajustes sejam feitos no mês seguinte. Do mesmo modo, a equipe de marketing pode analisar as métricas de conversão e comparar com o restante do segmento para apontar erros durante o processo de vendas que a equipe comercial talvez ainda não tenha percebido. Através de feedbacks e troca de experiências, a empresa pode se organizar para criar projetos que consigam cada vez mais atender às necessidades dos clientes.

Se você está procurando uma agência que entenda tudo de estratégias de marketing e vendas e que perceba cada cliente como único, você precisa conhecer a Sexto Andar. Estamos prontos para te ajudar a entender o seu processo de vendas e estudar em conjunto as melhores estratégias para aprimorá-lo. Entre em contato e vamos tomar um café e discutir as como impulsionar os seus resultados.