MENU
5 tendências para o marketing digital em 2019

5 tendências para o marketing digital em 2019

O ano já está acabando e 2019 já está batendo na porta. Por isso, é muito importante que a sua empresa já comece a organizar as estratégias para o ano que vem chegando. E para isso, é essencial se manter informado sobre o que está acontecendo no mercado. Entender quais são as tendências de marketing digital para o próximo ano é um bom modo de começar o com o pé direito. Nós, da Sexto Andar, estivemos presentes no RD Summit 2018, um dos principais eventos de marketing digital da América Latina, com importantes profissionais de diferentes áreas. Lá, nós ficamos sabendo sobre as principais novidades do mercado e das maiores novidades para o próximo ano e vamos dividir com vocês algumas das principais tendências do marketing digital para 2019:

 

1. Automação e avanços tecnológicos

Uma das grandes tendências do marketing digital para o próximo ano é apostar cada vez mais na tecnologia. Os avanços tecnológicos estão vindo cada vez mais rápido e, por isso, quem não estiver informado sobre novas ferramentas que estejam surgindo ou sobre as novidades do mercado tende a ficar para trás. Automação é uma tendência que vem fortíssima para 2019. Se no ano que passou chatbots já estavam ganhando cada vez mais terreno, no ano que está chegando é natural que essas tecnologias de automação ganhem cada vez mais espaço e se tornem cada vez mais eficientes.

 

2. Valorização do aspecto humano

A partir do momento em que a automação vai ganhando cada vez mais força, é necessário que o que o aspecto humano também se sobressaia. Algumas coisas que nós fazemos, programas de computador não tem a capacidade de fazer como: trabalhar bem em equipe, criar novas ideias revolucionárias, resolver conflitos, sanar dúvidas mais complexas, entre outras questões que, por mais bem programado seja o seu programa de computador, ele não conseguirá resolver por sua empresa ou por seu cliente. Por isso, funcionários bem preparados, que saibam trabalhar bem com outras pessoas e que consigam antever problemas ou crises acabarão sendo mais valorizados, não só no próximo ano como de uma maneira geral.

 

3. Marketing de indicação

Tendência já bastante forte em países como os Estados Unidos, o marketing de indicação é uma ótima maneira de conseguir novos clientes. Estratégia usada por grande empresas como Airbnb, Amazon Prime, Netflix, entre outros, o referral marketing consiste em você escolher seus melhores clientes para ganhar vantagens ao indicarem o seu produto ou serviço para amigos. Sabe aquela estratégia do Uber de te dar um código de desconto para enviar aos seus amigos para que eles ganhem desconto na primeira corrida e você se beneficie com isso também? Isso é marketing de indicação. Essa é uma estratégia interessante porque funciona. Pessoas confiam muito mais em seus amigos para lhes indicar alguma coisa do que em uma pessoa desconhecida. Muitos empresários brasileiros ainda veem o marketing de indicação com alguma desconfiança, mas isso tende a mudar nos próximos anos.

 

4. Conteúdo de qualidade

Essa é uma tendência que já faz parte do marketing digital há algum tempo, mas que seguirá cada vez mais forte nos próximos anos. Se você quer que o cliente note a sua empresa, você tem que oferecer à ele um conteúdo de qualidade. Gerar autoridade através de um bom conteúdo é um ótimo modo de prospectar e fidelizar clientes. Já faz algum tempo que propagandas nos moldes tradicionais já não tem mais tanto impacto sobre o público e é hora das empresas se atentarem a isso. Se você quer que o cliente venha até você, você tem que investir em bom conteúdo em todas as suas mídias digitais.

 

5. Produção de vídeos

Canais no YouTube seguem crescendo e o vídeo é a mídia da vez. Para 2019, essa tendência deve seguir forte já que redes sociais como o Facebook e Instagram tem investido em suas próprias ferramentas para a produção de vídeos. Lives, stories, IGTV são ótimas maneiras para que a sua marca se comunique com o seu público. Mas a vale a máxima do tópico anterior: para um vídeo de fato atrair pessoas, ele tem que passar conteúdo relevante. Se não, não adiantará de muita coisa.

 

Se você quer contar com a ajuda de uma agência que entenda tudo de tendências de marketing digital e que esteja apta para criar uma estratégia personalizada para a sua empresa, não deixe de entrar em contato com a Sexto Andar. Entre em contato e vamos tomar um café!