MENU
2 coringas e 1 novidade para melhorar seu SEO

2 coringas e 1 novidade para melhorar seu SEO

Estar bem posicionado em ferramentas de busca é muito importante para o sucesso de um site. Quem já pesquisou qualquer coisa que seja no Google, percebe que a tendência natural é clicar nos primeiros links que aparecem, em vez de qualquer outro resultado que esteja mais abaixo, ou além da primeira página. É por isso que investir em ferramentas de SEO é tão importante. São elas que vão ajudar a garantir que o site ou o blog da sua empresa estejam bem ranqueados nas ferramentas de pesquisa. Mas, você conhece essas ferramentas de otimização de SEO? Sabe como elas funcionam?

Nós reunimos aqui duas opções consolidadas de ferramentas que podem te ajudar a melhorar o SEO, e aproveitamos para apresentar uma novidade desenvolvida pelo próprio Google: a Google web.dev.

 

SEMrush

O SEMrush é uma ferramenta de web analytics bastante utilizada entre os produtores de conteúdo. Ela entrega dados sobre buscas de usuários e sobre a sua colocação nos resultados de pesquisa do Google. O interessante dessa ferramenta é que ela pode ser utilizada para coletar dados da sua própria empresa, e também sobre a concorrência. Ou seja, utilizando o SEMrush é possível monitorar a sua colocação no resultado de pesquisa, e ainda comparar esse resultado com seus maiores concorrentes.

Além disso, como qualquer ferramenta de web analytics, os dados fornecidos pelo SEMrush permitem que você colete informações bastante valiosas sobre o comportamento dos usuários. Assim, você consegue aperfeiçoar sua estratégia de SEO, entendendo quais as palavras-chave são mais relevantes para o seu negócio; quais as estratégias utilizadas pelo seu concorrente e se elas estão ou não dando resultado; qual o posicionamento das palavras-chave que você utiliza nas pesquisas orgânicas, entre outras informações que podem facilitar bastante as coisas na hora de criar uma estratégia de SEO que realmente funcione.

O SEMrush atualmente conta com uma versão gratuita e outra paga. A versão paga permite que você faça mais pesquisas por dia e também retorna um número maior de palavras-chave na busca de um domínio, por exemplo. É importante salientar que versão paga é consideravelmente mais completa do que a versão gratuita.

 

Google Search Console

Idealizada pelo próprio buscador, o Google Search Console nada mais é do que uma ferramenta de web analytics que permite monitorar a sua presença nas ferramentas de busca. Antigamente conhecido como Webmaster Tools, o Google Search Console permite que você consiga analisar o tráfego do seu site e conferir como está indo o seu desempenho nas pesquisas do Google.

Caso seu desempenho não esteja sendo dos mais notáveis, a própria ferramenta te dá opções para corrigir possíveis problemas e destacar a sua página nas pesquisas dos usuários. O Google Search Console também emite alertas por e-mail quando identifica qualquer tipo de erro que possa estar afetando o posicionamento do seu site e permite que você entenda como a sua página está sendo exibida no Google.

A ferramenta é gratuita e pode ser acessada através desse link. Vale lembrar que o Google Search Console é uma ferramenta bastante completa que pode ajudar muito a melhorar o seu desempenho em SEO, se você souber aproveitar todos os recursos da plataforma.

 

Google web.dev

Se você quer estar por dentro de todas as novidades do mercado, não pode deixar de conhecer o novo Google web.dev. Ainda em fase beta, a nova ferramenta tem como objetivo apontar melhorias técnicas para otimizar a performance do seu site. O Google web.dev é uma plataforma pensada principalmente para programadores, já que o seu intuito é ensinar quem está por trás do desenvolvimento de sites e aplicativos a usar e aplicar práticas mais modernas da web.

Através de uma análise do site, o Google web.dev mostra o desempenho da sua página e sugere algumas melhorias em pontos críticos. A própria ferramenta define quais pontos são mais ou menos críticos e mostra um tutorial de como resolver aquele problema em específico. Além disso, é possível analisar várias outras questões que interferem diretamente no seu ranqueamento através da ferramenta.

O Google web.dev ainda está em fase de testes, mas você pode ver como a ferramenta funciona acessando esse link.

 

Agora, se tudo isso pareceu um pouco complexo demais e você precisa da ajuda de quem entende tudo de SEO e estratégias de marketing, não deixe de entrar em contato com a Sexto Andar. Somos referência em marketing digital e estamos prontos para ajudar você e a sua empresa. Venha tomar um café com a gente!